quarta-feira, 19 de março de 2008

Programa Indústria Petroquímica

O Programa Indústria Petroquímica tem como objetivo principal ampliar oferta de produtos básicos da indústria petroquímica para atendimento do mercado.
O indicador Participação da Produção Nacional de Petroquímicos Básicos no Consumo de Petroquímicos Básicos é a relação percentual entre a produção nacional de petroquímicos básicos e o consumo de produtos básicos da indústria petroquímica. No início do PPA o índice era de 80% e ao final do PPA o índice esperado era de 90%, mas o índice atual já é de 92%.
Fazem parte do Programa projetos que estão alinhados com a visão estratégica para o país pois, por meio do aumento da competitividade em termos de escala produtiva e redução de custos de produção, resultam em substituição de importações, diminuição da dependência externa e, conseqüentemente, da saída de divisas, auxiliando no equilíbrio da balança comercial brasileira. Além disso, contribuem para geração de empregos e na preservação do meio ambiente, com base nos critérios estabelecidos pelos órgãos federais e estaduais competentes.
Concepção
A origem do programa está estruturada no potencial de crescimento da demanda por produtos petroquímicos. Vale citar que a expectativa em relação à demanda é otimista sobretudo quando observamos a grande expansão de vendas de termoplásticos - segmento importante da segunda geração do setor - resultante dos impactos positivos da estabilização de preços.
Implementação
A estratégia de implementação consiste em aumentar o valor agregado de correntes do refino ou do gás natural como insumo da indústria petroquímica, através de parcerias com empresas privadas visando à integração do refino com a primeira geração - centrais de matérias-primas - e segunda geração - produção de resinas - do setor.

Nenhum comentário: